02

O PRF (Fibrina Rica em Plaquetas), trata-se de componentes do próprio sangue, que agregam plaquetas e leucócitos. As plaquetas e leucócitos são células de defesa que trabalham a favor da diferenciação celular potencializada para regenerar e reparar tecidos, estimulando a cicatrização por primeira intenção (a melhor delas), formando colágeno e novo vasos sanguíneos.
A fisiopatologia das cicatrizes causadas pela acne tem sido associada à perda ou superprodução de colágeno, porque há desequilíbrio na fase de reorganização da arquitetura do tecido, em que os fibroblastos e queratinócitos produzem enzimas que são responsáveis pela remodelação do tecido danificado.
O PRF pode suavizar as cicatrizes, resultando em melhor aparência independentemente do tom da pele. O mecanismo de ação do PRF nas cicatrizes consiste em provocar leve inflamação, o que desencadeia a cascata da cicatrização e a produção dos fatores de crescimento que ajudam a formar novos vasos para o reparo tecidual. Então, novo colágeno se desenvolve e amadurece, tornando-se elástico, o que confere a aparência de suavidade às cicatrizes.
O PRF é uma boa escolha para o tratamento de cicatriz de acne. Por se tratar de um produto autólogo reduz a possibilidade de efeitos colaterais (necrose, pele seca e alergias).
O PRF regula a inflamação e promove a inibição da bactéria Propionibacterium acnes e, adicionalmente, restaura o colágeno.
O PRF é injetado na camada profunda da pele, a derme, dando volume as áreas aprofundadas, assim, reduzem as cicatrizes, deixando-as mais superficiais, além de reduzir o tamanho dos poros (o que proporciona o controle da oleosidade e do surgimento de comedões na pele).
#PRF #saudeestetica #cicatrizdeacne #saudeebeleza